O que é assessoria virtual

O Assistente Virtual é um profissional que pode desempenhar tarefas diversas que estão relacionadas ao mundo corporativo.
1- Assistência Administrativa — onde é possível prestar serviços a pessoas que estejam administrando uma empresa. Você pode, por exemplo, fazer planilhas; organizar tarefas, agendas, horários; gerenciar e-mails, etc.
2- Assistência financeira — Você poderá fazer o fluxo de caixa de uma empresa; pagamentos de contas; emissão de boletos, cobranças, etc.
3- Assistência Comercial — Na área comercial é possível fazer prospecção de clientes com a finalidade de apresentar produtos, fazer vendas, agendar reunião, etc.
4- Secretária Remoto — É possível fazer agendamentos de consultas; Contato com o cliente; e todo tipo de trabalho que uma secretária desenvolveria dentro de uma empresa normalmente.
5- Apoio de recursos Humanos — quando você está contratando um novo funcionário, o assistente virtual pode ajudar na pré-seleção e revisão de currículos, bem como preparar um pacote de boas-vindas para os novos integrantes da equipe.

Hoje em dia é muito comum encontrarmos empresas especializadas em determinados serviços, as chamadas terceirizadas ou prestadoras de serviços, executando atividades que são secundárias ao objeto principal de outras empresas. As mais usuais são as empresas de segurança, de recursos humanos, de contabilidade e de marketing.

O que poucas pessoas sabem é que atividades administrativas e financeiras também podem ser delegadas a outra empresa, para as mais conhecidas como secretárias remotas ou assistentes virtuais. Estas empresas/profissionais atendem por demanda em Home Office ou na empresa do cliente. Podem ser contratados por um período determinado de tempo, até que o projeto ou a necessidade deste serviço seja encerrado, ou podem encarregar-se de alguma atividade empresarial cujo volume de trabalho não é substancioso e pode ser executado em uma jornada reduzida.
Alguns dos benefícios percebidos desta prática são:

  • Os gestores das empresas clientes podem manter-se focados no core business, dedicados às estratégias do negócio, a melhorias dos produto e serviços e ao atingimento de metas e objetivos, ao delegar as atividades operacionais e que sustentam a sua administração à assistente virtual.
  • Redução de custos com direitos trabalhistas. Os encargos previstos na legislação brasileira sobrecarregam muito a folha de pagamento (muitas vezes o custo do empregado chega a dobrar em função dos benefícios sociais), tornando-se essa um dos maiores custos de uma empresa e motivo para se repensar em novas contratações. A assistente virtual, por prestar um serviço online e por não ter uma sede física, beneficia a seus clientes com um baixo custo. Além disso, por ser uma MEI – Microempreendedor individual – recolhe impostos ínfimos, mais uma razão para não onerar seus clientes.
  • Redução de custos com treinamento de funcionários. É responsabilidade da assistente virtual estar preparada e qualificada para exercer as funções que lhe couberem. Em função do caráter temporário do seu serviço, tem uma necessidade maior de atualização, para manter-se competitiva no mercado e para poder atender às diferentes demandas a que tem acesso.

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